Um estudo sobre a confiança atribuída a 20 profissões, realizado este ano em 22 países pela GfK em parceria com o Wall Street Journal, revela que 61 por cento dos portugueses não confia nos publicitários. Nas funções mais desacreditadas em Portugal, depois dos políticos (86%), o trabalho do publicitários (61%) e a actividade dos empresários de grandes empresas (59%) são as mais citadas pelos portugueses. No meio da tabela aparecem os jornalistas (49%), os marketeers (42%) e os analistas de mercado (34%).A análise da GfK revela ainda que, na Europa, 67% dos inquiridos não acredita nos publicitários. A França, Holanda e Bélgica são os principais países que lhes dão nota negativa. Os franceses e holandeses são, também, os europeus que menos confiam nos marketeers, e na Grécia, Itália e Suécia estão os que menos acreditam nos jornalistas.
Das várias profissões em estudo, os portugueses avaliam de forma positiva o trabalho desenvolvido pelos bombeiros (94%), carteiros (89%), e professores da escola primária e secundária (88%).
A tendência seguida em Portugal é reforçada pelas respostas dos restantes países europeus, com 91% dos inquiridos na Europa a preferirem os bombeiros, 83% os médicos e 82% os professores.
Das várias profissões em estudo, os portugueses avaliam de forma positiva o trabalho desenvolvido pelos bombeiros (94%), carteiros (89%), e professores da escola primária e secundária (88%).
A tendência seguida em Portugal é reforçada pelas respostas dos restantes países europeus, com 91% dos inquiridos na Europa a preferirem os bombeiros, 83% os médicos e 82% os professores.
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