Estava lá no fundo da sala durante a aula... a pensar...e surgiu-me uma analogia interessante (penso!).
Não serão os Marketeers - nós - uma espécie de Arquitectos?!
Ora vejamos, o Arquitecto projecta uma casa para o futuro morador, de acordo com os seus gostos e desejos, tendo em conta também a utilização que o morador dará à nova habitação. O Arquitecto desenvolve um projecto seguindo as tendências do momento (para isso, certamente passa horas a ler revistas da especialidade, a procurar no terreno...a fazer pesquisa, basicamente), mas sempre tentando inovar (não demasiado, sob o risco da inovação não ser aceite).
O Arquitecto não constroi a casa...isso fazem os engenheiros e trolhas
O Arquitecto não decora a casa...isso fazem os designer de interior e os decoradores
O Arquitecto não arranja o jardim...isso faz o Jardineiro
O Arquitecto não instala os sistemas eléctrico, de aquecimento, etc....isso fazem os electricistas, os picheleiros e agora as empresas especializadas em novas energias
O Arquitecto trabalha com todos eles, porque sabe que o resultado será melhor, porque sabe que cada um faz bem aquilo que sabe.
O Arquitecto é o coordenador...idealizou um produto para o seu cliente, e transmite essa ideia aos restantes intervenientes. O projecto da casa é a base do plano de acção.."basta" analisá-lo e interpretá-lo...
A partir daqui...basta mudarem as palavras
Arquitecto = Marketeer
Projecto = Plano de Marketing
Outros profissionais = Outros departamentos da empresa
Morador = Cliente
...e por aí fora...
Fica o apontamento para pensar..
Filipe Oliveira
Aluno de Mestrado em Marketing e Gestão Estratégica
1 comentários:
Parece-me existirem claras diferenças ao nível do espaço/tempo entre estes dois profissionais. O trabalho de um arquitecto, está, tanto quanto sei, confinado ao tempo de execução de um projecto... depois há que começar outro, e diferente!
O de um Markteer, enquanto estratega e quadro de topo de uma organização, está apenas limitado ao seu tempo de permanência na organização, que estará certamente dependente do seu sucesso...
Concordo com a reflexão se apenas estivermos a analisar o Markteer enquanto publicitário/comercial/vendas e nada mais... é redutor, como temos vindo a confirmar!
Para além disso, a quantidade de variáveis exógenas com que um Markteer tem que lidar, parecem-me, à primeira vista, existir em maior número e serem menos controláveis.... digo eu!
Abraço
Enviar um comentário