Núcleo dos Alunos de Marketing e Gestão Estratégica

Uma ideia “nova”! por Nuno Pinto Bastos

sexta-feira, 4 de abril de 2008

Antes de tecer qualquer consideração, permitam-me enaltecer a Universidade do Minho pela criação pioneira em Portugal de um Mestrado em Marketing e Gestão Estratégica. De facto, esta área do conhecimento não pode ser considerada separadamente. A importância que assume nos dias que correm, permitem-lhe uma forte valorização num mundo tão global e volátil como aquele em que vivemos.
Tanto o Marketing como a Gestão Estratégica, resultam numa filosofia e/ou prática de gestão com forte influência para as múltiplas tomadas de decisão em qualquer organização, sendo de destacar o seu contributo na sustentação de bons índices de competitividade e desempenho. Daí, a necessidade crescente de gestores estrategas e empreendedores com competências técnicas específicas, detentores de uma mentalidade “open-mind” e de uma visão inovadora que marque pela diferença.
Pertencer à 1.ª edição de um Mestrado desta natureza, envolve responsabilidades acrescidas tanto para discentes como para docentes, não esquecendo os demais participantes que completam a comunidade universitária e académica. Centrando-me nos alunos, importa salientar que o sucesso desta pós-graduação passará inevitavelmente por nós. Compete-nos, também por isso, tirar o máximo rendimento e benefício desta formação para que possamos enriquecer e valorizar o nosso desempenho profissional nas organizações públicas e/ou privadas que nos acolhem. A título pessoal, devemos ser rigorosos e exigentes, aplicados e motivados, corajosos mas realizados. Enquanto co-produtores do serviço que nos é prestado, devemos não esquecer que a sua qualidade também depende de nós, principalmente quando Bolonha nos transformou em agentes activos no processo de aprendizagem.
Contudo, e como a união faz a força, importa que aproveitemos o nosso tempo livre (se é que ele existe) para nos envolvermos em projectos extra-curriculares que permitam a troca de experiências e contribuam para um aumento de notoriedade nacional e internacional do nosso curso. Este blog é um bom exemplo disso mesmo e por isso deve assumir-se como o centro do nosso dinamismo e dos nossos projectos. A realização de tertúlias temáticas, a criação de bases de dados/networking e a publicação de trabalhos em revistas e jornais da especialidade, são outras iniciativas que facilmente podemos desenvolver, enriquecendo simultaneamente o nosso processo formativo e de aprendizagem.
A terminar, deixo para reflexão uma das minhas citações favoritas: “Um Homem com uma ideia nova é um excêntrico, até que a ideia resulte” (Mark Twain).


Nuno Pinto Bastos
Aluno n.º 11950
Mestrado em Marketing e Gestão Estratégica
Universidade do Minho

0 comentários: