Núcleo dos Alunos de Marketing e Gestão Estratégica

Magalhães?

segunda-feira, 6 de outubro de 2008

Caros colegas,
o Carlos lançou um tema que penso ser pertinente para discutirmos em conjunto.
Segue o mail dele na íntegra:
"Ora, aqui está um assunto que discutia, há dias, com alguns colegas à hora do almoço...Terá sido o nome mais adequado para o produto?
De recordar que, sendo um produto 'do Governo', um dos objectivos é:
(i) aumentar as exportações,
(ii) colocar no mapa, nomeadamente no das novas tecnologias,
(iii) etc.
Enquanto marketeers e estrategas que todos somos, penso que devemos ter todos uma opinião e, valendo o que vale, esta, diria eu, deveria ser tornada pública no blog do namge; a nossa opinião é mais que válida!
Terão aplicado algum modelo: Aacker (se a memória não me falha..!), outro, qual?Quem foi o responsável pelo produto/branding?"

Muito bem, está lançada a discussão.

4 comentários:

Anónimo disse...

Vamos lá ver se isto anima...

A minha opinião é:
A verdade, é que se perguntarem no estrangeiro sobre personalidades portuguesas, ou factos da nossa História, além dos tradicionais jogadores de futebol e, principalmente nos PALOP'S, poetas como Fernando Pessoa, o navegador Magalhães é muitas vezes citados.. inclusivé já foi mencionado em alguns filmes de hollywood.

Prova disso, é o recente MBA criado entre universidades portuguesas e espanholas cujo nome é "Magellan MBA" (ver notícia do Diário Económico em http://diarioeconomico.sapo.pt/edicion/diarioeconomico/edicion_impresa/universidades/pt/desarrollo/1117423.html).

Só a título de (outro) exemplo, menciono o GPS "Magellan" (http://www.magellangps.com/news/news.asp) cuja popularidade valeu notícias na revista Forbes ou na Agencia Associated Press.

Portanto.. é um nome reconhecido internacionalmente e associado a navegação, descoberta, conhecimento.

O que nos permite um computador portátil? Navegação na internet, descoberta de novas informações e conhecimento de novas TIC, por exemplo.

Gosto do nome? Confesso que no início estranhei, mas como estudante de marketing não posso negar que é uma boa aposta..

Há_Dias disse...

A minha opinião acerca disto é... Depois dos portateis Magalhães, teremos as centrais nucleares Camões?
Dá para perceber a ideia, espero!

Há_Dias disse...

Facto histórico: Fernão de Magalhães foi patrocinado pela corte espanhola aquando da circum-navegação. Pior, toda a armada era espanhola com tripulação espanhola e italiana. Qual é a ideia de ter um portátil com o nome de um (grande) navegador que fez grandes coisas em nome do reino espanhol? É o mesmo que chamar Saramago basicamente.

Em segundo lugar, em inglês o nome não só soa mal como é de dificil pronunciação. Concordo que em espanhol ainda seja pronunciável, mas nas restantes é quase impronunciável.

Fundamento assim a minha opinião acerca da escolha do nome do portátil. Com tantos navegadores e reis que ficaram na História de Portugal por serviços prestados á Pátria, tinham de ir logo buscar o único que ficou conhecido por um excelente serviço á corte espanhola.

Isto sim é péssimo marketing...

Anónimo disse...

O incómodo disto tudo é que os Portugueses não gostam muito do magalhães (navegador, o maior dos navegadores portugueses) pelo simples facto de não ter estado ao nosos serviço. Mas o Marketing é sobre criar histórias e a história conta que Magalhães é português. Sim, o nome é dificil de pronunciar em Inglês, mas talvez esses mesmos ingleses que têm dificuldade em pronunciar o nome vão perguntar "de onde raio veio este nome?" e sim, alguém lhes vai dizer que veio de Portugal. Por analogia, vamos dizer que o Cristino Ronaldo não é uma boa escolha para uma campanha de marketing internacional simplesmente porque é conhecido por prestar serviços à "corte inglesa"?