Núcleo dos Alunos de Marketing e Gestão Estratégica

Estudo de eye tracking

segunda-feira, 3 de novembro de 2008

As empresas precisam de garantias de que as suas mensagens estão a ser
transmitidas da forma correcta aos consumidores. O estudo de eye tracking poderá
ajudá-las
A observação e os estudos de research através da metodologia eye
tracking têm vindo a ser aperfeiçoados e a metodologia, que nasceu nos meios
científicos, é agora aplicada ao marketing. A Work Value, que lançou este mês um
site para Portugal dedicado ao eye tracking comercial, posiciona-se como uma
empresa pioneira na oferta de soluções integradas através desta
tecnologia.
André Zeferino, managing partner da Work Value, contou ao M&P
que a empresa está a fazer o primeiro estudo baseado nesta metodologia para
analisar o comportamento visual do internauta e a eficácia da publicidade
online. “Este trabalho encontra-se em revisão final e será disponibilizado ao
mercado no final deste mês”, disse. O mesmo responsável disse ainda que estão em
curso estudos de embalagem para uma multinacional do grande consumo, para
adaptá-la ao consumidor nacional. Além disso, a Work Value está a fazer uma
análise de web usability e comparativos da concorrência para três instituições
financeiras.
A tecnologia mais utilizada nos estudos de usabilidade e de
marketing research assenta em sistemas de vídeo, que funcionam através de uma
câmara direccionada aos olhos do participante, registando os movimentos oculares
durante o percurso visual gerado por um conjunto de estímulos. Os mais modernos
eye trackers utilizam planos de contraste para localizar o centro da pupila e
recorrem a raios infravermelhos para criar um reflexo na córnea. A conjugação
destes dois elementos é usada para captar a intersecção entre a fixação ocular e
uma determinada superfície.
Um estudo típico de eye tracking envolve três
processos. Começa-se pela preparação, que demora em média uma semana, e que
consiste na definição do briefing e do perfil de participantes. Segue-se a
execução, que demora uma semana, em que há a divulgação do teste aos
participantes, observação em ambiente eye tracking e inquérito final. Na fase de
reporting, que leva entre uma e duas semanas, é feita a análise, são tiradas
conclusões e são elaboradas as recomendações.
Segundo os responsáveis da Work
Value, através desta tecnologia é possível recolher informações para a criação
de páginas de internet, design de embalagens, merchandising, publicidade,
criação de marcas, programas informáticos e jogos de vídeo.

in: Meios e Publicidade

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